UNIPAZ 23 anos

:: CURSOS

Aprovado em Acessibilidade

:: Curso com Roberto Crema

aumentar fonte diminuir fonte imprimir

CURSO:
A ARTE DE CUIDAR:
UMA VISÃO INTEGRAL DO CUIDADO
CURSO COM ROBERTO CREMA

- MATRÍCULAS ABERTAS -


APRESENTAÇÃO

" Mais do que nunca estamos sendo convocados a abrir uma visão e escuta amplas e inclusivas, aos universos onde habitamos, com os plurais níveis de realidade com suas lógicas próprias e habitantes especiais, com a trama da complexidade e do Terceiro incluído, abrindo-nos à um estado de transparência com relação ao Sagrado, uma experiência viva, vinculadora e renovadora, que pode ser vivida no coração da ciência, da filosofia, da arte e da tradição sapiencial." Roberto Crema

A Unipaz-RJ apresenta o curso de Extensão Universitária A Arte de Cuidar: Uma Visão Integral do Cuidado, com Roberto Crema, tendo como propósito percorrer as diversas dimensões do cuidar, orientadas por uma antropologia aberta, uma metodologia analítica e sintética, uma cartografia da vastidão do fenômeno humano, metaprincípios do processo da cura e da individuação, com o suporte de uma ampla casuística, do enfoque da síntese transacional, uma ecologia do Ser, interligando as esferas terapêuticas da clínica, da sociedade e do meio ambiente.


PROGRAMAÇÃO - ANO LETIVO 2017

10 e 11 de Novembro de 2017
Além da Sombra e da Luz: Uma Escola chamada Existência

O ser humano é um ponto de encontro entre mundos entrelaçados, um espaço de sinergia, de trocas constantes e paradoxais. O que está em cima é como o que está embaixo, afirmava Hermes, o Três Vezes Grande. Encarnamos um pedacinho da Totalidade, habitada pelo Mistério da Vida. Como o sal da terra, somos um espaço onde todos os reinos podem sentir o seu próprio sabor, para saber ser. Os olhos do céu estrelado que meus olhos olham, também me olham. Mútua contemplação, sem fusão, sem divisão... A comunicação horizontal e a transcomunicação vertical. A obra em construção é o Ser Humano!

01 e 02 de Dezembro de 2017
Ritos e Mitos: Ressonâncias Arquetípicas

O mito, como o sonho é, essencialmente, transdisciplinar. A sua compreensão justa faz apelo às quatro funções psíquicas, pesquisadas por Jung: o pensamento, o sentimento, a sensação e a intuição. Como afirma Campbell, um ritual é uma organização de símbolos mitológicos; e participando do drama do rito, o homem é colocado diretamente em contato com eles, não como relatos verbais de eventos históricos, sejam eles passados, presentes ou ainda por vir, mas como revelações, aqui e agora, daquilo que sempre foi e sempre será. O poder do símbolo, do mito e do rito, as dimensões do imaginal, diábolos e symbolos: uma sinergia.  Sonhos, mitos e tradições sapienciais.


PROGRAMAÇÃO - ANO LETIVO 2018

02 e 03 de Março de 2018
Chaves da Cura e da individuação: Os Metaprincípios

O enfoque sintético, da proposta de uma síntese transacional, parte de alguns metaprincípios ou metaconceitos fundamentais no campo da saúde psíquica e do desenvolvimento evolutivo, no marco de uma abordagem holística. São postulados heurísticos e norteadores de uma visão de inteireza na prática psicoterápica. Um metaprincípio é mais do que um princípio: é um princípio de princípios. Sua aplicação tem um valor de abrangência imenso, já que está implícito em todas as demais proposições do sistema conceptual. Sua compreensão tem valor de um aprender a aprender, desvelando aos nossos olhos um novo e ampliado horizonte de transformações possíveis. O Terapeuta Holocentrado, o processo Iniciático: transdisciplinaridade em ação, Metapatologia: a raiz do sofrimento humano, Metaterapia: o despertar da Presença; Além da especialização: o desafio vocacional.

13 e 14 de Abril de 2018
O Poder do Encontro


abordagem transdisciplinar introduz uma nova qualidade nos horizontes do encontro, que implica na sua ressignificação e instaura o que traduzo como Encontro - com inicial maiúscula. Em breves palavras, o Encontro transdisciplinar transcorre no universo de uma pluralidade dimensional, envolvendo diversos e complementares níveis de realidade, com suas lógicas, dinâmicas e habitantes singulares, que constituem universos próprios, envolvidos sinergicamente, irredutíveis uns aos outros. Naturalmente, a sua natureza é a da complexidade, já que transcorre numa tapeçaria de ontologias, cosmologias e de fenomenologias diversas e complementares, aberta ao Numinoso, ao terceiro incluído, a dimensão transracional do sagrado, território da conciliação dos opostos, coincidentia oppositorum. Encontro transdisciplinar transcorre na simultaneidade de uma ecologia inclusiva e multidimensional, que implica em três esferas: a somática, a psíquica e a noética, ou a física, a informacional e a arquetípica. O Encontro transdisciplinar é integral, conciliando o aspecto pré-pessoal com o pessoal e o transpessoal, em criativa e expansiva sinergia. Neste sentido, ele transcorre na convergência entre a comunicação horizontal humana e a transcomunicação vertical, compreendida como a relação que transcende a dimensão pessoal e egoica, aprofundando-se no hemisfério do infra-humano e ascendendo no do transumano, incluindo o pré-pessoal e o transpessoal na dinâmica do Encontro.

01 e 02 de Junho de 2018
O Totem Humano: A Inteireza do Ser

Um itinerário consciencial através de todos os elementos materiais e imateriais, que constituem o nosso Totem, preenchendo a lacuna entre mundos interconectados, rumo a uma Aliança entre o relativo e o Absoluto, entre a existência e a Essência, fechando os olhos do corpo e da memória para, no segredo da vivência interior, abrir os olhos à dimensão noética e penetrar no Mundus Imaginalis, à escuta das respostas que poderão preencher a página em branco, para o resgate da consciência do Totem Humano. Cuidar do totem da nossa inteireza, tendo como norte a plenitude do Ser, eis o supremo desafio da existência humana.

20 e 21 de Julho de 2018
Antigos e Novos Terapeutas | Cartografia da Inteireza Humana

De Philon de Alexandria a Transmodernidade.
É preciso ousar desenvolver, uma ecologia do Ser, em que o humano possa desvelado e cultivado em toda a sua extensão, altitude e profundidade. O discernimento do que é saúde e patologia decorre de nossas premissas antropológicas, ou seja, da imagem do homem que adotamos, na maioria das vezes através da Normose, a patologia da normalidade. É responsabilidade do educador e do terapeuta, lapidar lúcida e conscientemente um mapa qualificado e digno de um ser humano: Uma cartografia da inteireza humana – da persona ao Aberto.  Pressupostos antropológicos, é fundamental partirmos de uma antropologia não redutiva, que seja inclusiva e acolhedora de todas as dimensões do fenômeno humano. Uma cartografia da psique e dos estados de consciência que possa nos abrir um espaço de inteligência hermenêutica que possibilite a fundamental tarefa de interpretar as nossas experiências pessoais e espirituais dando-lhes sentido e orientação com critérios de discernimento.

31 de Agosto e 01 de Setembro de 2018
Rios do Ego: Oceano do Ser

Dentro de uma proposta de integração. Não se trata de negar o Ego, nem de menosprezá-lo, nem de buscar subjugá-lo. Trata-se de cativar o ego através de seus fundamentos: Contato e resistência, Introjeção, projeção, retroflexão, deflexão, confluência: à luz da Análise e da Síntese. Atualizar o mapa do avançar e do recuar, o desafio da intimidade, o destino e autoria. Nós aterrissamos numa dimensão corporal e a nossa tarefa na individuação, na trilha iniciática evolutiva é do físico ser capaz de informação, de psique. Nós decolamos quando do físico somos capazes de alma, somos capazes de nous e somos capazes de habitar essa mansão do sagrado, ser capaz do silêncio e do imaginal, e, nós vamos encontrar em todas as tradições espirituais da humanidade esse decolar. Mas, antes de decolar nós aterrissamos na matéria e fará parte da trilha iniciática despertar a alma, despertar para a consciência, despertar para a grande Vida. Assim nós conciliamos o mais concreto com o mais sutil, a matéria com a luz, o pessoal e o transpessoal.

19 e 20 de Outubro de 2018
Caminhos da Escuta: Asas e Raízes

A tarefa de cuidar da inteireza do Ser, portanto, solicita duas escutas distintas e complementares, a analítica e a sintética. O método analítico é um importante fruto do racionalismo científico que focaliza a parte, caracteriza-se pelo aspecto quantitativo, fundamenta-se, sobretudo, na razão e sensação, dirigindo-se pelos cinco sentidos humanos. O método sintético focaliza a totalidade, a interconexão, visando o processo de vinculação e unificação. Sua tendência é ampliadora e de integração. Fundamentado principalmente nas funções psíquicas do sentimento e intuição. Estas duas escutas se complementam e se harmonizam, em sinergia, habilitando-nos a uma visão e atuação de integralidade transdisciplinar holística e para a ampla escuta da inteireza humana.

09 e 10 de Novembro de 2018
Além da Sombra e da Luz: Uma Escola chamada Existência

O ser humano é um ponto de encontro entre mundos entrelaçados, um espaço de sinergia, de trocas constantes e paradoxais. O que está em cima é como o que está embaixo, afirmava Hermes, o Três Vezes Grande. Encarnamos um pedacinho da Totalidade, habitada pelo Mistério da Vida. Como o sal da terra, somos um espaço onde todos os reinos podem sentir o seu próprio sabor, para saber ser. Os olhos do céu estrelado que meus olhos olham, também me olham. Mútua contemplação, sem fusão, sem divisão... A comunicação horizontal e a transcomunicação vertical. A obra em construção é o Ser Humano!

07 e 08 de Dezembro de 2018
Ritos e Mitos: Ressonâncias Arquetípicas

O mito, como o sonho é, essencialmente, transdisciplinar. A sua compreensão justa faz apelo às quatro funções psíquicas, pesquisadas por Jung: o pensamento, o sentimento, a sensação e a intuição. Como afirma Campbell, um ritual é uma organização de símbolos mitológicos; e participando do drama do rito, o homem é colocado diretamente em contato com eles, não como relatos verbais de eventos históricos, sejam eles passados, presentes ou ainda por vir, mas como revelações, aqui e agora, daquilo que sempre foi e sempre será. O poder do símbolo, do mito e do rito, as dimensões do imaginal, diábolos e symbolos: uma sinergia.  Sonhos, mitos e tradições sapienciais.


Roberto CremaFACILITADOR: Roberto Crema,
Reitor da UNIPAZ, Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Université Paris 13, psicólogo, antropólogo, especialista na Abordagem Transdisciplinar Holística, com formação em diversas abordagens humanísticas e transpessoais, criador do enfoque Síntese Transacional – uma Ecologia do Ser, na perspectiva de uma quinta força em terapia, desenvolveu um projeto de pesquisa sobre a Formação Holística de Base da UNIPAZ e a sua possível convergência com a abordagem biográfica, na Université Paris 13, conferencista internacional, escritor e docente.

Em 2011, o reitor da UNIPAZ, Roberto Crema, defendeu sua tese de Master Europeen de Recherche, denominada “Impacto da formação holística de base sobre os percursos biográficos.” na Université de Paris 13 - em parceria com a Université de Louvain-la Neuve (Bélgica), a Université de Genève (Suíça) e o Conservatoire national des arts et métiers – Cnam (França). Sua tese analisou os impactos da Formação Holística de Base da UNIPAZ, sustentada na abordagem transdisciplinar holística, sobre o percurso biográfico dos seus participantes, a partir de nove entrevistas com Aprendizes que concluíram a FHB em Brasília, no Rio de Janeiro e em Lisboa.


CARGA HORÁRIA:
96 horas distribuídos em 08 Módulos


CERTIFICAÇÃO:
Emissão de certificado para o alunos que concluírem o programa pedagógico do curso e freqüência mínima de 75% por disciplina.


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:
- Curriculum Vitae (resumido);
- Cópias da Carteira de identidade e do CPF;
- 1 foto 3 x 4.


INVESTIMENTO - ANO LETIVO 2017:
Investimento de cada módulo: R$490,00
Taxa de Matrícula: R$80,00


LOCAL DAS AULAS:
Sede da UNIPAZ em Botafogo


HORÁRIO:
Sexta-feira - 18:30 às 21:00
Sábado - 9:00 às 17:00



Desenvolvido por Verônica Camelo