UNIPAZ 23 anos

:: CURSOS

Aprovado em Acessibilidade

:: FHB - Apresentação

aumentar fonte diminuir fonte imprimir

CURSO:
FORMAÇÃO HOLÍSTICA DE BASE
ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR HOLÍSTICA
DESENVOLVIMENTO HUMANO
INTEGRAL

INÍCIO DO CURSO: 24 DE MARÇO DE 2018.


APRESENTAÇÃO

A UNIPAZ, com seus 30 anos de experiência dedicados à pesquisa, reflexão e vivência da Visão Holística e da Abordagem Transdisciplinar, desenvolveu uma metodologia e um processo pedagógico pautado na educação integral e no cuidado integral.

A abordagem transdisciplinar holística permite a conscientização de pessoas para os novos paradigmas emergentes na sociedade, em diversas áreas do saber humano, para estarem preparadas para os imensos e inusitados desafios das mudanças necessárias no atual momento histórico, como líderes de uma nova consciência.

A visão holística é uma maneira de compreender o mundo, um espaço onde é possível um intercâmbio entre ciência, filosofia, arte e tradições espirituais e, o que as torna interativas, é a transdisciplinaridade. Esta visão permite preparar o intelecto para aceitar e cooperar a fim de que a vivência transdisciplinar possa emergir como uma teia tecida com os fios da complexidade, dos diferentes níveis de realidade e da lógica do terceiro incluído, através de seus pilares: rigor, abertura e tolerância, em consonância com os quatro pilares da educação da Unesco (1996): aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.

A práxis da transdisciplinaridade implica em se ter uma visão holística. Assim, a abordagem transdisciplinar holística, alicerçada em uma visão aberta de mundo com sua complexidade, comporta os contrários, os contraditórios, o inédito, a história do sujeito e o sujeito da história, bem como os seus diferentes níveis de realidade e a lógica do terceiro incluído, fazendo emergir um sentido humano, ético e sustentável para o bem de toda a Humanidade e do Planeta.


Em 2011, o reitor da UNIPAZ, Roberto Crema, defendeu sua tese de Master Europeen de Recherche, denominada “Impacto da Formação Holística de Base sobre os percursos biográficos” na Université de Paris 13 - em parceria com a Université de Louvain-la Neuve (Bélgica), a Université de Genève (Suíça) e o Conservatoire national des arts et métiers – Cnam (França). Sua tese analisou os impactos da Formação Holística de Base da UNIPAZ, sustentada na abordagem transdisciplinar holística, sobre o percurso biográfico dos seus participantes, a partir de nove entrevistas com Aprendizes que concluíram a FHB em Brasília, no Rio de Janeiro e em Lisboa.

Os resultados evidenciados, abaixo resumidos, apontam para mudanças notórias na vida pessoal e profissional dos ex-aprendizes, propiciados pelo acolhimento e convivência em uma comunidade aberta de aprendizagem e pela riqueza temática do programa:
:: Despertar da consciência ambiental integrado à vida diária;
:: Valorização da importância de um desenvolvimento equilibrado das funções psíquicas;
:: Integração do experimental e experiencial no cotidiano de vida;
:: Valorização da holopráxis no processo de descoberta ou extensão da consciência transpessoal;
::Desenvolvimento e abertura de uma visão de mundo mais ampla e inclusiva.

Pierre Weil também pesquisou, ao longo dos 20 anos de sua atuação como reitor da Unipaz, os impactos da Formação Holística de Base nos participantes.
“A FHB está se mostrando, através destes anos de fecunda atuação, um poderoso método de transformação no sentido de despertar uma nova consciência. Para cada um dos Aprendizes há a pessoa antes e depois da Formação: maior compreensão de si mesmo, dos outros e sobretudo do significado da nossa existência; liberdade de escolha, abertura, aceitação das diferenças, maior tolerância, paciência e amor; tais são, sem dúvida, os frutos colhidos por muitos participantes. Estamos possibilitando o surgimento de agentes de transformação. Alguém que, através de sua mudança, provoca mudanças externas.” Pierre Weil


ObjetivoObjetivo

Favorecer a transformação necessária do indivíduo, enquanto sujeito integral, partindo da proposta teórico-vivencial das Ecologias Pessoal, Social e Ambiental, para a nova cosmovisão sustentada no paradigma transdisciplinar holístico, através de um modelo de educação para a inteireza humana, tendo como propósito preparar pessoas para promoverem Mudança de Paradigma nas diversas áreas de atuação.


Metodologia Metodologia

Para viabilizar na prática esta metodologia, a UNIPAZ desenvolveu um processo pedagógico fundamentado na Visão Holística e na Abordagem Transdisciplinar e está pautado na Holologia e na Holopráxis, termo cunhado por Pierre Weil.

A Holologia consiste no estudo teórico e experiencial do antigo e do novo paradigma bem como de suas conseqüências na vida humana, para adquirir o saber através da análise do conhecimento racional, da lógica e da abstração, desenvolvendo as funções psíquicas pensamento e sensação (metáfora do hemisfério esquerdo do cérebro).

A Holopráxis consiste em um conjunto de métodos que permitem a vivência pela via experiencial sintética, simbólica, e do mergulho na essência do Ser, desenvolvendo as funções psíquicas do sentimento e da intuição (metáfora do hemisfério direito do cérebro).

O processo pedagógico pautado na educação integral e no cuidado integral promove a conexão desses dois hemisférios, facilitando a integração das quatro funções psíquicas (pensamento, sentimento, sensação e intuição) com os quatro estados de consciência (vigília, sonho, sono profundo e transpessoal), através do intercâmbio dinâmico das quatro vias do saber humano (ciência, filosofia, arte e tradições espirituais), promovendo a integração dos quatro quocientes de inteligência.

Em 2011, Roberto Crema, reitor da UNIPAZ, defendeu sua tese de Master Europeen de Recherche, sobre esta metodologia na Université de Paris 13 (França), denominada: Impacto da Formação Holística de Base sobre os percursos biográficos. Sua tese analisou os impactos da Formação Holística de Base da UNIPAZ, sustentada na abordagem transdisciplinar holística, sobre o percurso biográfico dos seus participantes que concluíram o curso em Brasília, no Rio de Janeiro e em Lisboa.

Os resultados evidenciados, abaixo resumidos, apontam para mudanças notórias na vida pessoal e profissional dos alunos formados, propiciados pelo acolhimento e convivência em uma comunidade aberta de aprendizagem e pela riqueza temática do programa:
:: Valorização da importância de um desenvolvimento equilibrado das funções psíquicas;
:: Integração do processo da Holologia e Holopráxis no cotidiano da vida;
: Valorização da holopráxis no processo de descoberta ou extensão da consciência pessoal e transpessoal;
:: Despertar da consciência ambiental integrado à vida diária;
:: Desenvolvimento e abertura de uma visão de mundo mais ampla e inclusiva.

Pierre Weil também pesquisou, ao longo dos 20 anos de sua atuação como reitor da Unipaz, os impactos da Formação Holística de Base nos participantes.
“A FHB está se mostrando, através destes anos de fecunda atuação, um poderoso método de transformação no sentido de despertar uma nova consciência. Para cada um dos Aprendizes há a pessoa antes e depois da Formação: maior compreensão de si mesmo, dos outros e sobretudo do significado da nossa existência; liberdade de escolha, abertura, aceitação das diferenças, maior tolerância, paciência e amor; tais são, sem dúvida, os frutos colhidos por muitos participantes. Estamos possibilitando o surgimento de agentes de transformação. Alguém que, através de sua mudança, provoca mudanças externas.” Pierre Weil


Destina A quem se Destina

A todas as pessoas de diferentes áreas do saber humano com todos os níveis de escolaridade interessadas no processo do Desenvolvimento Humano Integral, através da Abordagem transdisciplinar Holística no nível pessoal e profissional.


Certificação Certificação

Emissão de certificado para os alunos que concluírem o programa pedagógico do curso e frequência mínima de 75%.


Duração e Carga Horária:
> 264 horas/aula distribuídas em 22 meses em encontros de um final de semana por mês.
> Freqüência mínima exigida pelo programa: 75% .

Horário das aulas: Sábado: 9:00 às 18:00 e Domingo: 9:00 às 13:00
*As aulas programadas com o Prof.Roberto Crema terão a seguinte
programação: 6ªfeira: 18:30 às 21:30 e Sábado: 09:00 às 18:00

Estrutura Curricular:

Destina TURMA 2018 - Calendário 2018

24 e 25 de Março
Introdução à Visão Holística | Teoria Fundamental da UNIPAZ
Profª Glória Sobrinho

28 e 29 de Abril
Introdução à Abordagem Transdisciplinar
Profª Glória Sobrinho

26 e 27 de Maio
Ética como Garantia de Sustentabilidade
ProfªThais Publio

16 e 17 de Junho
A Arte de Viver Consciente | Os Diferentes Níveis de Realidade
Profª Glória Sobrinho

20 e 21 de Julho
Antigos e Novos Terapeutas | Cartografia da Inteireza Humana
Prof. Roberto Crema

25 e 26 de Agosto
Os Quatro Aspectos da Consciência - Prof. Kaká Werá Jecupé

22 e 23 de Setembro
Ecossustentabilidade - Prof. Maurício Andrés Ribeiro

20 e 21 de Outubro
Vivências Interativas na Abordagem Transdisciplinar Holística -
ProfªCarmem Lúcia Chaves de Brito

24 e 25 de Novembro
Neurociência a Luz da Transdisciplinaridade - Prof. Antrônio Carlindo

07 e 08 de Dezembro
Ritos e Mitos: Ressonâncias Arquetípicas - Prof. Roberto Crema

DestinaCronograma 2019 e 2020

A Arte de Viver em Plenitude | A Presença no Cotidiano - ProfªGlória Sobrinho

A Arte de Viver a Passagem - As Visões da Passagem - ProfªGlória Sobrinho

A Arte de Viver em Harmonia e Administrando Conflitos - ProfªGlória Sobrinho

A Arte de Viver a Natureza do Espírito - ProfªGlória Sobrinho

As Nove Faces da Psique | Eneagrama - ProfªOdete Freitas

Bases Científicas para um Paradigma Unificador - Prof.Arthur Salles

Cérebro mente e o universo in-formado - ProfªGlória Sobrinho

Consciência Corporal e Energética - ProfªCarmem Lúcia Chaves de Brito

Gestão e Liderança na Abordagem Transdisciplinar Holística
Prof.Wanderlei Passarella

O Homem e o Alimento: Uma Relação de Consciência -
Prof. Marco Aurélio de Souza

Transreligiosidade - Profª Cecília Vaz Castilho

O Totem Humano: A Inteireza do Ser - Prof. Roberto Crema


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA MATRÍCULA:

:: Para alunos com curso superior
- Cópia do certificado de graduação;
- Cópias da Carteira de identidade e do CPF;
- 1 foto 3 x 4.

:: Para alunos sem curso superior
- Cópias da Carteira de identidade e do CPF;
- 1 foto 3 x 4.


INVESTIMENTO DO CURSO:

22 Mensalidades consecutivas- R$ 450,00 (cada uma)

Taxa de matrícula - R$100,00

:: MENSALIDADES COM DESCONTO:
> R$405,00 - Para pagamento até o 5º dia do mês.




CORPO DOCENTE:

O corpo docente é constituído por pesquisadores, especialistas, mestres e doutores de reconhecida experiência na Abordagem Transdisciplinar Holística.

carlindo Antônio Carlindo Rocha da Câmara,
Graduação em Licenciatura em Educação Física pela UERJ, Especialização em ArteTerapia na Educação pela Faculdade de Humanidades Pedro II, MBA em Gestão de Ensino pela Escola Superior Griffo-Bahiense, Especialização na Abordagem Transdiciplinar Holística pela Faculdade São Judas Tadeu, Formação Holística de Base pela UNIPAZ-RJ, pos graduando em Neuropsicologia pela Universidade Católica de Petrópolis e docente.

arthurArthur Monteiro Salles,
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduação em Psicologia pela Federação das Faculdades Celso Lisboa, graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco, Mestrado em Psicologia Educacional pela Universidade Gama Filho, Especialização na Abordagem Transdiciplinar Holística pela Faculdade São Judas Tadeu, Formação Holística de Base pela UNIPAZ-RJ, Docente e e membro do Colegiado da UNIPAZ-RJ. Médico da Prefeitura de Duque de Caxias, da Prefeitura de Nova Iguacu e ex-perito (psiquiatra) - Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Psicologia, com ênfase em Educação e Magistério, e Medicina, com ênfase em Psiquiatria.

uchaCarmem Lúcia Chaves de Brito,
Cafeicultora, Pós-graduada em Gestão do Agronegócio Café pela USP/Universidade Illy do café (Itália), Gestão em Administração com ênfase no Agronegócio pela UFLA, Mestre em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho, graduada em Educação Física, Especialização na Abordagem Transdiciplinar Holística pela Faculdade São Judas Tadeu, Formação Holística de Base pela UNIPAZ-RJ, docente e membro do Colegiado da UNIPAZ-RJ.

ceciliaCecília Vaz Castilho,
Mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialização em Comunicação Social pela Universidade São Francisco e Abordagem Transdisciplinar Holística pela Faculdade São Judas Tadeu, Formação Holística de Base pela UNIPAZ-RJ e Graduação em Letras pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: Pedagogia, Educação Popular, Comunicação e Liderança.

Glória Sobrinho,
Educadora, especialista na Abordagem Transdisciplinar Holística, doctor e master em Psychorientology(USA), Facilitadora da metodologia de Educação para a Paz desenvolvida por Pierre Weil e Diretora Presidente da UNIPAZ-RJ.




kaka Kaká Werá Jecupé,
Índio de origem Tapuia, pajé, Especialista na cosmovisão e filosofia Tupy-guarany e em ecossustentabilidade, terapeuta, educador, ambientalista, conferencista internacional, autor de diversos livros, empreendedor social da rede Ashoka, conselheiro da Bovespa Social&Ambiental, Professor da disciplina de Tradição e Medicina Ancestral dos cursos da UNIPAZ-RJ e fundador do Instituto Arapoty. Prêmio Trip Transformadores 2011.

mauricioMaurício Andrés Ribeiro,
Arquiteto e ecologista, Assessor e Secretário Geral substituto da Agência Nacional de Águas – ANA, Membro do colegiado da UNIPAZ-RJ, presidiu o Instituto de Arquitetos do Brasil- MG, Secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte (90-92), Presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais (95-98), Diretor Executivo do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, no Ministério do Meio Ambiente, Brasília (2001-2002), Ex-Vice presidente da Fundação Cidade da Paz - UNIPAZ Brasília, Professor dos cursos de Gestão Ambiental da FUMEC-BH; de Gestão Ambiental Urbana da Universidade Católica de Brasília e da Formação Holística de Base - Cultura ambiental e cultura da paz, na UNIPAZ- RJ. Autor de diversos artigos e livros, entre eles “Ecologizar ” , 4ª edição - trilogia, Editora Universa, 2009 ; “Tesouros da Índia para a Civilização Sustentável”, Santa Rosa Bureau Cultural, 2003; e “Ecologizando a cidade e o planeta” Editora C/Arte, 2008.

odeteOdete Freitas,
Especialista em Eneagrama pela Escola Médica de Stanfords, facilitadora em Eneagrama desde 1994, Membro do Colegiado da UNIPAZ-RJ, Membro da Associação Brasileira de Eneagrama, CEO do Grupo Amil, atualmente na Diretoria de Sustentabilidade, médica pediatra, intensivista, pós em Administração Hospitalar, MBA em Gestão no COPPEAD UFRJ, está no Grupo Amil desde 1975, tendo estado à frente de diversos negócios na empresa.

cremaRoberto Crema,
Reitor da UNIPAZ, Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Université Paris XIII, psicólogo, antropólogo, com formação em diversas abordagens humanísticas e transpessoais, criador do enfoque Síntese Transacional – uma Ecologia do Ser, na perspectiva de uma quinta força em terapia, desenvolveu um projeto de pesquisa sobre o curso básico da UNIPAZ,Formação Holística de Base, e a sua possível convergência com a abordagem biográfica, na Université Paris XIII, conferencista internacional, escritor e docente.

thaisThais Publio de Camargo Bittencourt
bacharel e licenciatura em Filosofia pela UERJ, Especialização em Terapias Naturais Complementares pela Faculdade São Judas Tadeu, Abordagem Transdisciplinar Holística pela UNIPAZ-RJ, docente e terapeuta.





wanderleiWanderlei Passarella
Mestre em Administração de Empresas e Bacharel em Economia pela FEA-USP, e também Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da USP. Especialização na Abordagem Transdiciplinar Holística pela Faculdade São Judas Tadeu, Formação Holística de Base pela UNIPAZ-RJ. Atualmente dirige a Synchron Participações. Foi Diretor Presidente da Petroflex S/A e da GPC Química S/A. Também foi Diretor Geral da Menasha Materials Handling South America e exerceu cargos gerenciais na Nitroquímica (Grupo Votorantim) e Ipiranga Química. É professor licenciado de Administração das Faculdades Tibiriçá e Instrutor em cursos da UNIPAZ-RJ. Professor do MBA da Unifeso. Mentor em Empreendedorismo da Endeavor. Fez cursos de formação executiva nas principais escolas de administração da atualidade, nos EUA (Stanford, Kellog e Harvard), na Suíça (IMD) e na França (Dom Cabral/Insead). Autor dos livros “O Despertar dos Líderes Integrais” e “Fábrica de idéias, Banco de Oportunidades”, e também co-autor do livro “Criando seu próprio negócio: como desenvolver o potencial empreendedor”.

Desenvolvido por Verônica Camelo